top of page

Razer Revela WYVRN: Um Ecossistema de IA Revolucionário para Jogos e Desenvolvimento!

  • Rafael Paixão
  • 1 de mai.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de mai.

WYVRN

Acabo de me deparar com um anúncio da Razer que realmente parece promissor para o futuro dos games!


A empresa acaba de apresentar o WYVRN, uma plataforma de desenvolvimento inovadora, meticulosamente projetada para capacitar criadores de jogos a redefinir o processo de desenvolvimento e oferecer experiências imersivas de última geração.


WYVRN: O Futuro do Desenvolvimento de Jogos com IA

O WYVRN surge como um ecossistema abrangente, construído sobre quatro pilares tecnológicos principais da Razer: Ferramentas de IA, Sensa HD Haptics, Razer Chroma RGB e THX Spatial Audio+. A ideia é permitir que desenvolvedores ultrapassem os limites criativos, preparem seus projetos para o futuro e conquistem uma vantagem competitiva no mercado de jogos. E o melhor de tudo é a integração perfeita com o Unreal Engine, possibilitando a criação de produtos e experiências que definirão o futuro dos jogos com IA através de um único SDK.


Quyen Quach, vice-presidente de software da Razer, expressou o entusiasmo da empresa com o WYVRN, posicionando a Razer na vanguarda da evolução dos jogos com IA. Segundo ele, a plataforma capacitará jogadores e desenvolvedores com ferramentas de IA que transcendem os limites tradicionais, aprimorando a jogabilidade e simplificando o desenvolvimento. Este é apenas o começo do compromisso da Razer em fornecer os recursos necessários para criar as experiências de jogo mais imersivas e inovadoras.


Os Pilares Tecnológicos do WYVRN

  • Ferramentas de IA da Razer: A plataforma oferece o Razer AI Game Copilot, um assistente de jogos inteligente que pode ser integrado diretamente aos jogos, fornecendo dicas em tempo real, guias e até treinamento de esports. O nível de interação é totalmente personalizável, adaptando-se ao estilo de cada jogador. Além disso, o Razer AI QA Copilot surge como uma solução avançada de garantia de qualidade com IA, integrando-se às equipes de controle de qualidade para aumentar a eficiência na detecção de bugs e reduzir o tempo de lançamento dos jogos. A Razer também anunciou uma parceria com a Side™, uma empresa com vasta experiência em controle de qualidade para jogos, para aproveitar o AI QA Copilot e otimizar seus processos de teste.

  • Razer Sensa HD Haptics: A Razer continua a expandir a imersão tátil nos jogos. Através de uma parceria com a SimHub, o Sensa HD Haptics será integrado a mais de 90 títulos de corrida, como a franquia Assetto Corsa. Essa tecnologia promete feedback tátil incrivelmente realista e complexo, especialmente através do Razer Freyja, o primeiro dispositivo HD Haptics do mundo para jogos. Os jogadores poderão experimentar essa nova dimensão nos jogos de corrida nas Zonas de Experiência Sensa nas RazerStores a partir de 21 de março de 2025.

  • Razer Chroma RGB de Última Geração: A Razer apresentou na CES 2025 a sua nova geração de Chroma RGB, que permite aos desenvolvedores criar efeitos de iluminação reativa 3D, elevando a imersão visual a um novo patamar. O novo Chroma volumétrico oferece controle granular sobre os parâmetros de iluminação, possibilitando a criação de ambientes dinâmicos e uma personalização ainda mais profunda para os jogadores.

  • THX Spatial Audio + Game Plug-in: Para a imersão sonora, o WYVRN oferece o plug-in THX Spatial Audio+ para WWISE, permitindo áudio imersivo 7.1.4 em fones de ouvido. Isso proporciona paisagens sonoras 3D realistas com precisão posicional, aumentando a consciência e a imersão do jogador. O THX também suporta o formato IAMF da Alliance for Open Media, garantindo compatibilidade com futuros padrões de áudio.


Integração Nativa com Unreal Engine

Um dos grandes diferenciais do WYVRN é a sua integração nativa com o Unreal Engine 5.5. Todos os usuários dessa versão poderão habilitar as tecnologias WYVRN diretamente do Unreal Editor, simplificando fluxos de trabalho e permitindo a implementação de recursos avançados com o mínimo de esforço. Essa integração elimina a necessidade de codificação complexa, permitindo que os criadores se concentrem em sua visão e acelerem o desenvolvimento de seus jogos.


Disponibilidade

O WYVRN já está disponível para desenvolvedores no site oficial da plataforma. Lá, é possível baixar a plataforma e acessar documentação detalhada e projetos de amostra. Programas de acesso antecipado também estão disponíveis para parceiros selecionados.

Com cerca de 55.000 desenvolvedores já utilizando seus SDKs, a Razer demonstra um forte potencial para o WYVRN transformar significativamente o cenário do desenvolvimento de jogos com a integração da inteligência artificial. Estou realmente curioso para ver os frutos dessa nova plataforma!

bottom of page